Nossa história

A Openline Internet Ltda. foi uma empresa genuinamente paraibana fundada em 1995 por dois (na epoca), funcionários do SEBRAE/PB.

Pioneira desde o início, foi o primeiro provedor em operação comercial no Norte e Nordeste brasileiros, em setembro de 1995. Seu primeiro concorrente, a Globalnet, que começou a operar em janeiro de 1996, foi depois adquirida pelo grupo Elógica, de Recife/PE.

Em seguida apareceram a CNET (do Sistema Correio de Comunicação, que depois virou franquia do ZAZ/Terra até que finalmente a Telefônica (hoje Vivo) comprou de volta todas as franquias do Terra), a NetwayBBS (que no final de 1999 virou afiliada local do UOL com a consequente divisão de parte de suas operações numa nova empresa chamada NEOLINE), Zaitek, PBNET, Equipenet e Interline, todas no periodo 1996-1997.

A Openline levou a Internet discada até o interior do estado, tendo mantido pontos de presença próprios ou em parceria com empresas locais nas cidades de Campina Grande, Patos, Souza e Guarabira.

De todos os provedores paraibanos, apenas a Openline e a Netway/NEOLINE sobreviveram ao estouro da bolha e ao ataque dos provedores ditos gratuitos, no começo de 2000. Houveram muitas fusões e aquisições no período, num movimento de consolidação dos pequenos buscando enfrentar os grandes grupos como UOL, Terra, iG (então da Telemar, hoje Oi) e Click21 (da ex-Embratel hoje Claro).

No inicio de 2001 um dos sócios-fundadores deixou a Openline, que foi dividada em duas (capital e "interior", esta parte com um novo nome). A Openline "capital" permaneceu até meados de 2008 como provedor independente autorizado pela ANATEL e voltado exclusivamente para o mercado local de João Pessoa, ofertando serviço através da rede da TV a cabo local, quando foi forçada a encerrar suas atividades.

É por todos estes motivos que dizemos que a Openline é A INTERNET DA PARAIBA.

 
     
  Esta página tem © 1995-2008 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem prévia autorização.